Air China

A Air China teve origem em 1988, quando a Air China International Corporation foi fundada. Em outubro de 2002, seguindo uma reforma do mercado de aviação civil formulada pelo governo central, a Air China International Corporation, a China Aviation Corporation e a China Southwest Airlines se uniram, formando uma empresa que seguiu com o nome de Air China International Corporation. Em 30 de setembro 2004, a empresa teve sua marca redefinida para Air China Limited, se tornando uma empresa de capital aberto na Bolsa de Valores de Hong Kong (SEHK: 0753) e na Bolsa de Londres (LSE: AIRC) em dezembro de 2004.

A logomarca da Air China exibe uma fênix, o pássaro lendário venerado pela nação desde os tempos antigos como símbolo de sorte e felicidade. A literatura antiga da China contém referências constantes ao animal, que “voa das terras prósperas do leste, sobre montanhas e mares, trazendo sorte e felicidade a todas as partes do mundo”. Com um pouco de ajuda da imaginação, o layout da logomarca lembra a palavra inglesa “VIP”, e sua cor vermelha é utilizada pela associação com felicidade e sorte na cultura chinesa. A mensagem transmitida pelo design como um todo é que a Air China se compromete em promover o desenvolvimento da aviação civil do país, bem como oferecer viagens agradáveis a todos os seus passageiros e passageiras. Para nós, a fênix simboliza um estado de espírito. Na essência deste “Espírito de Fênix” encontra-se a vontade de “servir o mundo e liderar os passos à frente rumo a metas maiores”. Nossa visão é a de nos tornarmos “uma empresa aérea de liderança no mundo”, e nossa missão enfatiza “segurança operacional, orientação pelo cliente, crescimento sustentado, desenvolvimento pessoal e realização de nossas responsabilidades”. Estes valores nos lembram de que devemos “utilizar uma abordagem orientada pelas pessoas em nossos negócios, assumir responsabilidades sociais, ter a vontade de sermos bem-sucedidos e aproveitar o voo”. O posicionamento de nossa marca é o de sermos “uma marca chinesa profissional, de confiança e internacionalmente respeitada, associada intimamente à China”. O design também apresenta uma versão caligráfica do nome chinês da Air China, em uma reprodução da caligrafia do líder chinês Deng Xiaoping – arquiteto das drásticas transformações econômicas e sociais que solidificaram as bases para o poder econômico da China.

A Air China é a única linha aérea nacional da China e membro da maior rede de linhas aéreas do mundo, a Star Alliance, além de ter sido parceira dos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008. É a companhia aérea chinesa de maior valor no mercado do país – de acordo com avaliação feita pelo World Brand Lab em dezembro de 2017, o valor de marca da Air China superou 1285.36 bilhões de RMB. A Air China é líder no transporte de passageiros na China, bem como transporte de carga e serviços relacionados.

Somos a única companhia aérea a oferecer voos especiais para líderes chineses em viagens e visitas oficiais a outros países, bem como líderes internacionais viajando dentro da China. Com isso, torna-se evidente nosso status exclusivo como a única companhia aérea nacional da China. Com sede em Pequim, possuímos filiais em diversas regiões do país, incluindo o sudoeste da China, Zhejiang, Chongqing, Tianjin, Xangai, Hubei, Guizhou, Tibet e Wenzhou, além de bases operacionais no sul e no leste do país. As companhias aéreas nas quais possuímos status majoritário incluem Air China Cargo, Air Macau, Shenzhen Airlines, Dalian Airlines, Beijing Airlines, Inner Mongolia Airlines, Air Macau, Air China Import & Export, Chengdu Falcon Aircraft Engineering Services e Air China Shantou Air Supplies. Também contamos com parcerias e joint ventures com outras empresas, como a Aircraft Maintenance & Engineering Corporation of Beijing (AMECO) e a Sichuan International Aircraft Engines Repair. Adicionalmente, possuímos envolvimento na Cathay Pacific Airways e na Shandong Airlines. Somos o sócio majoritário da Shandong Airlines.

Desde 30 de junho de 2017, a Air China possui uma frota de 628 aeronaves (entre aviões para transporte de passageiros e de carga), em sua maioria Boeing e Airbus e com idade média de 6,53 anos, incluindo as aeronaves operadas por companhias aéreas nas quais temos a maioria das ações. Operamos em 408 rotas, com 106 rotas internacionais, 15 regionais e 287 nacionais, e atendemos 184 cidades de 39 países e regiões, com 66 cidades internacionais, 3 regionais e 115 nacionais. Através de uma parceria com a rede Star Alliance, ampliamos nossa presença para 1.307 destinos em 191 países.


A filosofia do atendimento ao cliente na Air China gira em torno de quatro elementos principais: credibilidade, conveniência, conforto e escolha. O programa PhoenixMiles da Air China é o primeiro programa de fidelidade no mercado de aviação civil da China, e outras empresas aéreas filiadas à Air China (das quais a Air China possui parte majoritária das ações ou cotas) também utilizam o PhoenixMiles como programa de viajante frequente. De acordo com estatísticas de atualizadas em Junho de 2017, o número total de membros do PhoenixMiles atingiu a marca de 46,28 milhões de passageiros e passageiras, sendo a Air China a primeira linha aérea doméstica a introduzir os conceitos de “assentos completamente horizontais” e “serviços exclusivos a cada trecho da viagem” nas Classes Executiva e Primeira Classe, para voos de médio e longo alcance oferecendo uma viagem fácil e agradável. Orientada pelo bem-estar dos seus passageiros e passageiras e com uma atitude inovadora, a Air China oferece uma variedade de novos serviços incluindo o “Seu Assistente de Bordo” e o “Air China APP”. Com uma capacidade impressionante de oferecer uma conexão descomplicada entre voos domésticos e internacionais, uma rede extensa de pontos de venda e uma clientela sólida, a Air China se tornou o fornecedor número um de diversas organizações governamentais Chinesas e empresas.

Possuímos uma equipe altamente competente e bem treinada de pilotos e atendentes de bordo. Nosso time de pilotos recebeu a Medalha da Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO), bem como o prêmio de Modelo Nacional de Produção e o prêmio de Modelo de Segurança Aérea. Estabelecemos um recorde de 52 anos de atividades sem quaisquer incidentes na rota Chengdu-Lhasa, reconhecida em todo o mundo como um trajeto extremamente desafiador ou mesmo como uma zona proibida para voos pelas companhias aéreas. Em 2008 completamos nosso primeiro voo noturno nesta rota. Possuímos uma equipe de bordo verdadeiramente internacional – com integrantes do Japão, Coreia do Sul e Alemanha. Com profissionalismo e dedicação, nossa equipe conquista os passageiros a cada voo e é reconhecida por seus serviços atenciosos e meticulosos.

Nossas aeronaves são reparadas, inspecionadas e têm manutenção por uma equipe altamente profissional de técnicos e engenheiros. Em maio de 2015, a Air China Technics e a Aircraft Maintenance Engineering Co., Ltd. se uniram para formar a New Ameco, com base em Pequim e 9 filiais em in Chengdu, Chongqing, Hangzhou, Tianjin, Hohhot, Xangai, Guiyang, Wuhan e Guangzhou. Ela opera mais de 160 pontos de serviço domésticos e internacionais, oferecendo serviços de manutenção, reparo e inspeção (MRO) ao redor do mundo. Nosso sistema de MRO possui licenças técnicas emitidas por organizações reconhecidas em cerca de 30 países e regiões, incluindo a Administração de Aviação Civil da China (CAAC), a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) e a Agência Europeia de Segurança Aérea (EASA). Somos uma companhia aérea autorizada pela Administração de Aviação Civil da China para projetar alterações em aeronaves civis. Possuímos 10 grandes hangares e instalações de MRO tecnologia de ponta, bem como equipamento e tecnologia de MRO impressionantes que receberam a confiança de 80 linhas aéreas ao redor do mundo. Desde o final dos anos 80, realizamos cerca de 20 inovações técnicas na China, sendo premiada com 50 prêmios de progresso técnico por unidades do governo a nível nacional e provincial.

Somos experts em controle de tráfego aéreo. Nossos voos no mundo inteiro são observados constantemente por uma equipe altamente profissional de controladores de tráfego aéreo, e o sistema de plano de voo computadorizado recebe informação diretamente do banco de dados da aeronave e do banco de dados de navegação global, bem como do banco de dados global de aeroportos e do clima de alta altitude. Com estas informações, o sistema calcula as melhores rotas, elabora os planos de voo, avalia o desempenho das aeronaves e confirma qualificações de voo, garantindo o cumprimento rigoroso das regulamentações de segurança aérea antes de toda e qualquer decolagem. Desenvolvemos nosso próprio Sistema de Operações e Gestão, integrado com o Sistema de Comunicações por Satélite, com o Sistema de Comunicação de Dados Aéreos e Terrestres e o Sistema de Rádio de Ondas Curtas. Este feito nos tornou a primeira companhia aérea com capacidade super-remota de monitoramento e controle.

Somos um fornecedor de serviços seleto para outras companhias aéreas domésticas e estrangeiras no Aeroporto Internacional de Pequim Capital. Atendemos passageiros chegando e partindo, viajantes em trânsito e passageiros com solicitações de serviços especiais, VIPs e viajantes de Primeira Classe e Classe Executiva. Oferecemos serviços de balanceamento de carga em aeronaves, carga e descarga, limpeza da cabine e manutenção e reparo de equipamentos especiais. Somos a primeira companhia aérea doméstica a oferecer o check-in em autoatendimento e o despacho de bagagem automatizado.

As pessoas são nossos principais pilares e peças fundamentais do nosso negócio. Nosso Centro de Terinamento Aéreo conta com estrutura de última geração, um time de instrutores altamente capacitados e com vasta experiência em treinamentos, capacidade de acomodar um alto número de trainees. O Centro conta também com uma equipe de treinamento de voo baseada no Aeroporto Internacional de Tianjin Binhai, equipada com um Boeing 737-300 exclusivo para o treinamento de novos candidatos a piloto. Nosso Centro de Treinamento de Comissários é o primeiro centro de alta capacidade em toda a China, possui um time de instrutores certificados e foi reconhecido oficialmente pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA). Até o momento, mais de 80.000 trainees de aproximadamente 40 linhas aéreas domésticas e estrangeiras receberam o treinamento neste local. No momento, a construção da Air China University encontra-se em sua reta final, e espera-se que este centro universitário se torne uma base moderna de desenvolvimento pessoal capaz de emitir diplomas.

Com uma evolução constante do nosso gerenciamento, a Air China é a líder da aviação civil chinesa, algo que é constatado no crescimento de valor da nossa marca. Por 10 anos consecutivos, de 2007 a 2016, aparecemos de forma destacada na lista das 500 principais marcas do mundo, sendo a única companhia aérea chinesa a fazer parte da relação. Em junho de 2017, a Air China ficou na terceira posição entre as 500 marcas mais valiosas da China, lista elaborada pela World Brand Lab, o que representa a classificação mais alta já alcançada por uma marca do setor de aviação chinesa. Fomos reconhecidos como uma das 10 principais marcas internacionais da China pelo Financial Times da Grã-Bretanha e pela empresa norte-americana de consultoria McKinsey & Company. Além disso, fomos honrados como uma das 25 marcas exemplares da China no Prêmio anual Huapu da empresa Brand China, durante suas atividades de seleção de líderes. Em 9 de agosto de 2016, a Air China recebeu o título honorário de "Empreendimento notável em criação de marca 2013-2015" pelo órgão federal SASAC (State-owned Assets Supervision and Administration Commission). Em dezembro de 2016, a Air China ficou com o primeiro lugar na categoria Aviação do Prêmio anual de marcas chinesas de 2016, além de receber o Prêmio anual de marca cultural da China pelo 10º ano consecutivo. Além disso, fomos incluídos em diversas listas de classificação como "Melhor companhia aérea chinesa", "Companhia aérea do ano", "Prêmio Pathfinder", "Prêmio de melhor imagem corporativa", "Prêmio nacional de conquista notável em cultura corporativa" e "Dez principais líderes da economia chinesa", entre outros.

Somos totalmente conscientes de nossas responsabilidades sociais corporativas, e buscamos estar prontos para assumi-las. Ao desenvolver nosso negócio, recolhemos impostos e criamos empregos. Servimos as comunidades nos envolvendo em projetos públicos diversos e esforços de apoio a desastres e calamidades. Em parceria com a Fundação de Crianças e Jovens da China, fundamos o Fundo de Seguridade da Criança da China (CCIF), e em 2008 fomos reconhecidos como um dos “Modelos da Olimpíada e Paralimpíada de Pequim” por nossos serviços exemplares durante os eventos. Sempre respondemos prontamente em momentos de desastres na China e em outros países, oferecendo voos fretados para o transporte de pessoas e suprimentos aos locais atingidos. Oferecemos nossos esforços durante a epidemia de Síndrome Respiratória Aguda em 2003, o desastre da grande nevasca de 2008 e os terremotos de Wenchuan e Yushu de 2008 e 2009, bem como o terremoto de 2010 no Haiti, o tsunami de 2011 no Japão e o terremoto de 2015 no Nepal. Realizamos nossa responsabilidade social, em especial por sermos uma empresa chinesa controlada pelo governo central da China.

Companhias aéreas parceiras

Parceiros Benefit