LOT POLISH AIRLINES

A LOT Polish Airlines, uma empresa conhecida em muitos países de todo o mundo, foi constituída há quase 75 anos – no dia 1 de Janeiro de 1929. A LOT – uma das mais antigas companhias aéreas – já percorreu um longo caminho desde o seu primeiro avião, o Junkers, concebido com um número de lugares limitado e para o transporte anual de várias centenas de passageiros. Em 2002, a LOT transportou mais de 3,3 milhões de passageiros, competindo com êxito com outras companhias aéreas em termos de equipamento moderno, comodidade das ligações e qualidade do serviço. O seu emblema, um grou estilizado, é reconhecido em quase toda a parte como símbolo da transportadora de bandeira polaca.

A LOT Polish Airlines é uma sociedade anónima constituída em 29 de Dezembro de 1992, na sequência da transformação da empresa estatal com o mesmo nome. Até ao final de 1999, cem por cento das acções do capital da empresa eram detidos pela Fazenda Pública. Na sequência da privatização da empresa em Novembro de 1999, a holding suíça SAirGroup adquiriu parte das acções da LOT Polish Airlines. A 30 de Outubro de 2001, o Conselho de Ministros decidiu aumentar o capital inicial da LOT Polish Airlines. A Fazenda Pública assumiu totalmente a emissão de novas acções da LOT Polish Airlines, tornando-se desta forma proprietária de 67,96 por cento das acções da transportadora, sendo 25,1 por cento detidos pela SAirLines B.V. e os restantes 6,94 por cento pelos colaboradores da LOT.

Em 2003, a LOT transportou 3.742.075 passageiros – um aumento de 8,82 % relativamente ao ano anterior. Vale a pena destacar que 2003 assistiu a um aumento da oferta (crescimento de 1,7 %) e ao aumento do número de voos (aumento de 5,49 %). O factor de carga melhorou significativamente, alcançando 72,2 %, subindo de 70,3 %. Tudo isto foi possível porque a empresa ajustou as suas actividades às necessidades do mercado e implementou uma política de preços flexível, para além de ter aumentado a eficiência do “hub” da LOT em Varsóvia, o Aeroporto Frédéric Chopin, associada a uma cada vez maior cooperação com outras transportadoras que voam para a Polónia, em especial a Lufthansa e a Austrian Airlines.

Rede de voos e frota

A rede actual de voos regulares da LOT Polish Airlines abrange 48 cidades europeias e não só, para além de 12 cidades na Polónia. A LOT apresenta uma das frotas mais jovens do mundo, sendo composta por 53 aviões: cinco Boeing 767, quinze Boeing 737, seis jactos Embraer 170, catorze Embraer 145, bem como oito ATR-72 e cinco ATR-42 a operar as rotas regionais.

Companhias aéreas parceiras

Parceiros Benefit